SOS Persianas

Dicas de como conservar uma persiana

Leitura: 2 minutos

Dicas de como conservar uma persiana

Persiana é um artigo importante da decoração de ambientes e que demanda atenção especial na hora da limpeza de cordas e lâminas. É bem comum que, com o tempo, a persiana acumule ácaros e poeira, às vezes não perceptíveis aos olhos.

Situação essa, que pode prejudicar a saúde e bem-estar dos moradores, devido provocar alergias e irritações. E para que isso não ocorra, é fundamental manter a persiana limpa e bem cuidada, e ainda, ajudando na conservação da peça.

Quer entender um pouco mais desse processo? Então continue lendo esse post e veja nossas dicas!

  1. Faça uma limpeza frequentemente

É importante que seja feita uma limpeza na peça regularmente. Para isso, utilize espanador ou aspirados de pó.

Dica importante: Faça a limpeza das lâminas, sempre no sentido longitudinal e garanta uma higienização melhor da peça.

  1. Não faça uso de Vaporetto

Nunca utilize higienizador a vapor (Vaporetto) para limpar sua persiana, independente do seu material fibra, madeira, tecido, plástico ou acrílico. Devido sua alta pressão e os vapores de água a 120ºCm esse aparelho pode danificar o material da sua persiana.

  1. Lubrifique sua persiana

Para uma melhor conservação da peça, funcionamento adequado e maior durabilidade de seus componentes internos, é importante lubrificar periodicamente o material. Para isso, use apenas vaselina vegetal.

  1. Lavagem profunda a cada 2 anos

O indicado é que seja feita uma lavagem profunda da persiana, a cada 2 anos. Isso aumentará a durabilidade da peça.

Mas para isso, é importante contratar uma empresa especializada em lavagem e higienização de persianas.

Entre em contato com os especialistas e solicite uma avaliação para entender o que pode e deve ser feito na sua persiana. Não lave por conta própria! Isso pode comprometer a textura e maleabilidade da persiana.

  1. Troque as cordas

Geralmente, pode ocorrer desgaste das cordas das persianas, ou até mesmo, que fiquem emboladas. Esses problemas podem prejudicar o abrir e fechar da persiana. E para que possa ser evitado, basta trocar as cordas com a ajuda de um profissional qualificado.

Dicas extras

  • Sempre manuseie a persiana com cuidado, puxe a corda com suavidade e devagar;
  • Se sua persiana for elétrica, evite os comandos de mão e dê preferência aos comandos de parede;
  • Evite ficar muito tempo sem limpar a persiana;
  • A lavagem, não necessariamente, vai deixar sua persiana como nova. Esse serviço não irá remover desgaste do tempo e tonalidade amarelada.
  • Cuidado com excesso de água na hora de limpar sua persiana, pois umidade pode danificar o material;
  • Não faça uso de produtos abrasivos. Eles podem ser prejudiciais!

E lembre-se: É possível reformar persianas! Então se sua persiana está danificada ou você vai se mudar e o novo local tem medidas menores, peça lima avaliação de uma empresa especializada. Em alguns casos, é possível reformar sua persiana e deixá-la como nova novamente.

Curtiu nossas dicas de manutenção de persiana? Deixe nos comentários como você limpa sua persiana e compartilhe conosco! Até a próxima!