Casa vez mais a Persiana Romana vem ganhando mais espaço em projetos de decoração. Isso ocorre, por diversos pontos como facilidade na limpeza e variedade de cores e materiais. Essas e outras características transformaram a Persiana Romana em uma excelente escolha para quem deseja controlar a entrada de luz no ambiente e um ambiente clean e moderno.
Se você aprecia toda beleza e funcionalidade dessa peça, mas ainda tem dúvidas de como usar em sua decoração, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
Persiana Romana
A Persiana Romana oferece uma leveza e conforto ao ambiente. Esse modelo pode ser com acionamento manual ou automático.
Se você busca controlar de forma parcial o ambiente e deixar com iluminação suave, a sua melhor opção é a opção tela solar. Já se seu objetivo é bloquear totalmente a claridade de forra, indicamos a Persiana Romana com Blackout.
A mais clássica é a Persiana Romana de tecido, que podem ser encontradas em poliéster, fibras naturais ou seda. Essas são muito usadas e fazem a diferença na decoração.
Onde usar a Persiana Romana?
Esse tipo de persiana pode ser usada em diferentes ambientes, mas é encontrada com mais frequência em quartos, por inibirem a entrada de luz e oferecerem mais algumas horas de sono (no caso das blackout).
Nas salas de estar, indicamos optar pelas de fibras naturais ou tecido. Não tenha medo de ousar nas cores e estampas, mas lembre-se de harmonizar com o restante dos itens do ambiente.
Nos banheiros e cozinhas, não use as de tecido, pois sujam com mais facilidade nesses ambientes. Opte por materiais sintéticos como o bambu e ainda, criando uma decoração um pouco mais rústica.
Leia também: Onde utilizar a persiana romana?
Como é feita a limpeza da Persiana Romana?
Recomendamos que a limpeza de sua persiana seja feita semanalmente, usando apenas um espanador de pó ou aspirador para retirar o excesso de poeira da superfícial. A cada 2 anos é recomendada uma limpeza mais profunda e higienização da peça, mas isso deve ser feito com uma empresa especializada para evitar que a peça seja danificada.
Tamanho da Persiana
Uma dúvida que sempre recebemos de nossos clientes, é se a persiana deve se estender até o chão ou sempre acompanhar o limite da janela.
O aconselhável no caso da persiana romana, é que ela tenha de 10 a 20 cm a mais que sua janela (nas laterais e nas partes superior e inferior).
Já se sua intenção é criar um ambiente mais elegante e aconchegante, opte por modelos mais longos para quartos de casal e salas, por exemplo. Quartos infantis e cozinhas, pode investir nas cores e estampas, com comprimento acompanhando as janelas.
Um grande diferencial da Persiana Romana é sua praticidade, além de ser encontrada em diversos materiais, que podem atender à todas as suas necessidades.
Leia também: Persiana Romana – originalidade para os ambientes!