SOS Persianas

Dicas importantes para acertar na escolha da persiana

Leitura: 2 minutos

Dicas importantes para acertar na escolha da persiana

Veja diferenças, principais modelos, custos e manutenção para escolher a persiana que melhor te atenda!

Com a pandemia, o home office cresceu muito, e ter um ambiente com boa iluminação e temperatura agradável se tornou essencial. E uma das opções para evitar que sua conta de luz aumente de forma assustadora, é apostar em persianas que filtram a luminosidade solar e contribuam para uma sensação de aconchego no ambiente.

Mas se você decidiu procurar uma persiana para seu home office, é fundamental conhecer alguns pontos importantes dos modelos existentes no mercado.

E para começar entenda primeiramente que as persianas são itens mais modernos, em comparação com as tradicionais cortinas e que oferecem beleza, modernidade e praticidade ao ambiente.

Agora veja as dicas que separamos para que você possa acertar na escolha da sua persiana:

  1. Identifique os ambientes com necessidade de mais privacidade

Entenda a necessidade de cada ambiente para escolher a persiana adequada. Quartos e salas de TV precisam de mais privacidade e por isso, persianas com blackout são mais indicadas. Já em ambientes como varandas, salas de jantar e estar, o blackout não é tão necessário e não precisa ser completo.

  1. Pense na filtragem dos raios UV

Entenda que existem diferenças entre filtrar os raios UV e reduzir a luminosidade do ambiente! Ter uma peça com controle dos raios UV é fundamental para preservar os ambientes e itens como piso, móveis e equipamentos. Por esse motivo, entenda que as persianas não são iguais. Tecidos naturais como algodão e linho, não possuem essa função de filtrar os raios UV, mas fazem o controle da luminosidade no ambiente. Por isso, entenda sua necessidade e opte pelo modelo adequado para atender sua necessidade.

  1. Conheça os modelos

O modelo de menor custo e mais simples de persiana é o modelo rolô. Esse modelo pode ou não ter a filtragem dos raios UV.

Um modelo que é um pouco mais caro, mas oferece soluções interessantes, é a persiana celular. Além de possuir filtragem da luminosidade e também dos raios UV, garante uma melhor acústica ao ambiente.

Alguns modelos podem ser encontrados em duas cores de tecido, o que o torna bem interessante para a estética do ambiente.

  1. Se atente às medidas

O ideal é considerar 10cm a mais como margem, de cada lado, a partir do lado do vão onde será instalado. Já na altura, podem ser entre 15 e 20cm acima do vão. No caso de janelas, podem seguir até o chão, ou passar 15 cm abaixo do vão.

  1. Cuidados e higiene

As persianas acumulam menos poeira que as cortinas, mas também precisam de higienização. A peça deve ser limpa regularmente, respeitando sempre as indicações do fabricante para evitar que suas lâminas sejam danificadas. Sua manutenção é simples e prática, podendo ser feita apenas como um pano seco, aspirador ou espanador para tirar o excesso de poeira.

É indicado que a cada 2 anos seja feita uma limpeza mais profunda e para isso, o mais indicado é contratar uma empresa especializada em lavagem e higienização de persianas.