SOS Persianas

Dicas para conservar sua persiana

Leitura: 2 minutos

Dicas para conservar sua persiana

Sua persiana pode durar muito mais com cuidados simples!

As persianas estão se tornando cada vez mais modernas e atraentes, e há muito tempo abandonaram a ideia de serem usadas apenas em ambientes de trabalho e escritórios.

Por isso, compilamos uma lista de dicas para ajudá-lo a preservar seus persas.

  1. Faça uma limpeza leve e regular: A limpeza da Persiana deve ser realizada regularmente. Como um bom resultado, use um aspirador de pó ou espanador. A limpeza periódica das lâminas precisa ser feita sempre no sentido longitudinal para garantir uma higienização melhor da persiana.
  2. Não use um vaporizador ou outros dispositivos pressurizados para limpar sua persiana: vaporizadores ou outros dispositivos pressurizados, como o Vaporetto, não funcionam para limpar sua persiana, independentemente de ser feita de madeira, plástico, fibra, tecido ou acrílico. Ele pode danificar o material persiana por ter alta pressão e expelir vapor de água a uma temperatura muito alta (120oC).
  3. Faça uma limpeza profunda a cada dois anos: o ideal é fazer uma limpeza profunda da sua persiana a cada 24 meses. Nesse caso, contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço é a melhor opção.
  4. Sempre que necessário, troque os cordões persiana: os cordões das persianas normalmente embolam e desgastam com o tempo. Como resultado, o movimento de abertura e fechamento da cortina é dificultado. Para isso, basta trocar os cordões das persianas com a ajuda de um profissional.

Veja a forma de limpar cada tipo de persiana

É fundamental lembrar que existem vários tipos de persianas no mercado, e que cada modelo possui um método de limpeza único.

Persianas horizontais

É fundamental lembrar que com esse tipo de persiana, as lâminas precisam ser limpas uma a uma para evitar que suas hastes entortem e até quebrem.

A melhor receita é usar um sabão neutro diluído em água e aplicá-lo com uma meia velha. Sempre protegendo a persiana e mantendo-a em perfeitas condições por muito tempo.

Persianas Verticais

As persianas verticais, por outro lado, geralmente são feitas de tecido e suas lâminas podem ser retiradas para lavagem, mas é necessário ter cautela ao removê-las. Uma vez removido, o tecido pode ser colocado em um balde grande com uma mistura de água e sabão.

Deixe por uma hora de molho, depois esfregue cada uma das lâminas separadamente antes de retornar à água para enxaguar. Este tipo de limpeza remove toda a gordura e ácaros que possam estar presentes, podendo o procedimento ser repetido a cada seis meses.

É fundamental que as persianas não sejam secas em secadoras ou ao sol, mas sim à sombra, penduradas no seu próprio trilho.

Persianas Rolô e Romanas

As cortinas romanas e rolô podem ser limpas uma vez por semana com um aspirador de pó. Recomenda-se que o serviço seja realizado por uma empresa profissional para uma limpeza mais profunda, pois os tecidos mais sensíveis podem ser facilmente danificados.